MedicamentosDigestão e GastrointestinaisNáuseas e VômitoCloridrato de Ondansetrona 4mg 10 Comprimidos Revestidos Blau Genérico

Cloridrato de Ondansetrona 4mg 10 Comprimidos Revestidos Blau Genérico

Referência: 4013258

R$ 30,70

Ver regras de frete

Compartilhar

Descrição

Cloridrato De Ondansetrona 4Mg Caixa Com 10 Comprimidos Revestidos Blau Farma Genérico

Para que este medicamento é indicado?

Adultos

O cloridrato de ondansetrona é indicado para o controle de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia e radioterapia. Também é indicado para prevenção de náuseas e vômitos do período pós-operatório.

Crianças a partir de 2 anos de idade
O cloridrato de ondansetrona é indicado para o controle de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia. Nenhum estudo foi conduzido para o uso de cloridrato de ondansetrona comprimidos revestidos na prevenção ou tratamento de náuseas e vômitos do período pós-operatório.

Como devo usar este medicamento?

Modo de uso
Uso oral. Não há recomendação de dose para crianças com área corporal menor que 0,6 m², peso corporal menor ou igual a 10 kg ou que não consigam engolir os comprimidos.

Este medicamento só deve ser usado por crianças a partir de 2 anos de idade, desde que já consigam engolir o comprimido. Os comprimidos de cloridrato de ondansetrona devem ser ingeridos com um copo de água.

Posologia

Náuseas e vômitos causados por quimioterapia e radioterapia

A intensidade das náuseas e vômitos provocados pelo tratamento de câncer varia de acordo com as doses e combinações dos regimes de quimioterapia e radioterapia usados. O médico determinará a dosagem de acordo com a gravidade dos sintomas.

- Adultos: A dose oral recomendada é de 8 mg, uma a duas horas antes do tratamento quimioterápico ou radioterápico, seguida de 8 mg a cada 12 horas por um máximo de 5 dias. Para quimioterapia com alto potencial de levar a enjoos pode ser administrada uma dose oral única de até 24 mg de cloridrato de ondansetrona administrada junto com 12 mg de fosfato sódico de dexametasona oral, 1 a 2 horas antes da quimioterapia. Após as primeiras 24 horas, o tratamento com cloridrato de ondansetrona pode ser continuado por até 5 dias depois de um curso de tratamento. A dose oral recomendada é de 8 mg a serem administradas duas vezes ao dia.


- Crianças e adolescentes (de 2 a 17 anos de idade):
A dose em casos de náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia pode ser calculada baseada na área de superfície corporal ou peso. Em estudos clínicos pediátricos, ondansetrona foi administrada através de infusão intravenosa diluída em 25 a 50 mL de solução salina ou outro fluido de infusão compatível e infundida por um período superior a 15 minutos.

- Posologia baseada em área de superfície corporal
O cloridrato de ondansetrona deve ser administrado imediatamente antes da quimioterapia em uma dose única por via intravenosa na dose de 5 mg/m2 . A dose intravenosa não deve exceder 8 mg. A dose oral pode começar doze horas depois e pode continuar por até 5 dias (tabela 1). Não deve ser excedida a dose de adultos.

Tabela 1: Dosagem baseada em área de superfície corporal para náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia (idade entre 2 a 17 anos)

Área de superfície corporal                              Dia 1                                                        Dias 2 a 6
≥ 0,6 m2 a ≤ 1,2 m2                         5 mg/m2 por via intravenosa,                        4 mg por via oral a cada 12 horas
                                                      mais 4 mg por via oral após 12 horas

> 1,2 m2                                        5 ou 8 mg/m2 por via intravenosa,                  8 mg por via oral a cada 12 horas
                                                     mais 8 mg por via oral após 12 horas


- Posologia baseada por peso corporal

O cloridrato de ondansetrona deve ser administrado imediatamente antes da quimioterapia em uma dose única intravenosa de 0,15 mg/kg. A dose intravenosa não deve exceder 8 mg. No dia 1, duas doses adicionais por via intravenosa podem ser dadas com intervalos de 4 horas. A administração por via oral pode começar doze horas mais tarde e pode continuar por até 5 dias (tabela 2). Não deve ser excedida a dose de adultos.

Tabela 2: Posologia baseada em peso corporal para náuseas e vômitos induzidos por quimioterapia (idade entre 2 a 17 anos

Peso corporal                                Dia 1                                           Dias 2 a 6
> 10 kg                           Até 3 doses de 0,15 mg/kg          4 mg por via oral a cada 12 horas
                                        por via intravenosa a cada 4h

Idosos
Não é necessário alterar a dose, a frequência e nem a via de administração para pacientes idosos.

Pacientes com comprometimento da função renal

Não é necessária nenhuma alteração da via de administração, da dose diária nem da frequência de dose.

Pacientes com comprometimento da função hepática
A eliminação de cloridrato de ondansetrona se reduz significativamente nos pacientes com insuficiência hepática moderada ou grave. Nesses pacientes, a dose total diária não deve exceder 8 mg.

Pacientes com deficiência do metabolismo da esparteína / debrisoquina

Não é necessário alterar a dosagem diária nem a frequência da dose.

Náuseas e vômitos após operação

-Adultos: 
Para prevenção de náuseas e vômitos no período pós-operatório, recomenda-se uma dose oral de cloridrato de ondansetrona de 16 mg uma hora antes da anestesia. Para tratamento das náuseas e dos vômitos pós-operatórios já estabelecidos, recomenda-se a administração de cloridrato de ondansetrona injetável.

-Crianças e adolescentes (de 2 a 17 anos de idade): Nenhum estudo foi feito sobre a administração oral de ondansetrona na prevenção ou no tratamento de náuseas e vômitos pós-operatórios. Nesta população, recomenda-se o uso de cloridrato de ondansetrona injetável, administrado em injeção intravenosa lenta (não menos que 30 segundos).

- Idosos: Existem poucos estudos com o uso de cloridrato de ondansetrona na prevenção e no tratamento da náusea e do vômito no pós-operatório em pessoas idosas. Entretanto, o cloridrato de ondansetrona é bem tolerado por pacientes acima de 65 anos de idade que estejam fazendo quimioterapia.

-Pacientes com insuficiência renal (mau funcionamento dos rins): Não é necessária nenhuma alteração de via de administração, dose diária nem frequência de dose.

-Pacientes com insuficiência hepática (mau funcionamento do fígado):
A eliminação de cloridrato de ondansetrona se reduz significativamente nos pacientes com insuficiência hepática moderada ou grave. Nesses pacientes, a dose total diária não deve exceder 8 mg.

-Pacientes com deficiência do metabolismo da esparteína/debrisoquina: Não é necessário alterar a dosagem diária nem a frequência de dose.

Contraindicações:


O cloridrato de ondansetrona não deve ser usado caso você tenha alergia à ondansetrona ou a qualquer outro componente do medicamento (vide item Composição). Este medicamento não deve ser usado ao mesmo tempo em que apomorfina, um medicamento utilizado no tratamento da disfunção erétil.
Se alguma destas situações se aplicar a você, não tome cloridrato de ondansetrona e informe o seu médico.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgiãodentista.
Este medicamento contém LACTOSE.
Apresentação Completa4mg caixa com 10 Comprimidos R
Apresentação do MedicamentoCaixa
Registro do Ministério da Saúde1163701460016
Princípio AtivoCloridrato De Ondansetrona
Classe Terapêutica TextoAntiemeticos E Antinauseantes,
Classe Terapêutica Grupo401003023
Forma FarmacêuticaComprimidos Revestidos
Concentração4mg
Quantidade10
Tipo de MedicamentoGenérico
Retém ReceitaNão
LaboratórioBlau
BulaVer Bula

Avaliações

Carregando…
Carregando avaliações…